Se o tema da redação fosse Mobilidade Urbana…

Se o tema da redação fosse Mobilidade Urbana…

No dia 17/04, numa iniciativa inovadora, os Professores Décio Terror e Raphael Reis lecionaram um aulão especial sobre Redação com Ciências Humanas, por meio de transmissão ao vivo no canal do Youtube Estratégia ENEM. Estas aulas também podem ser proveitosas para os estudantes de concursos.

[Quer receber a versão deste artigo em PDF? Basta cadastrar o seu e-mail na minha lista de e-mail que enviarei o arquivo no próximo sábado, dia 22/04]

Na primeira parte da aula, o Professor Décio detalhou a estrutura e os elementos de uma redação nota 1.000. Na segunda parte da aula, o Professor Raphael Reis trouxe reflexões sobre os desafios da mobilidade urbana. Por fim, num terceiro momento, foi lançado um desafio aos alunos: montar uma redação seguindo o roteiro que o Professor Décio ensinou mais a aplicação do conteúdo que o Professor Raphael trouxe para contribuir com as argumentações e intervenções sociais. Algumas destas redações serão comentadas, posteriormente, em futuras aulas de Redação com Ciências Humanas.

Para assistir a aula acesse AQUI.

Para baixar o texto motivador e fazer a sua redação, clique AQUI.

Lembrando: postar a sua redação nos comentários da AULA.

O objetivo do Estratégia ENEM em reunir redação com ciências humanas, é contribuir ainda mais com a preparação qualitativa de nossos alunos, isto é, o nosso objetivo é que você tire 1.000 na redação e mande bem em todas as disciplinas!

  1. O que é Mobilidade Urbana?

O tema sobre mobilidade urbana está na agenda pública há bastante tempo, afinal, um dos maiores desafios das cidades de médio e grande porte, são as políticas urbanas e, nelas, o planejamento de desenvolvimento urbano e melhorias na mobilidade urbana. Além disso, é válido ressaltar que em 2013, as famosas “Manifestações de Junho” começaram com uma demanda bem específica que envolve a mobilidade urbana: protestos contra o aumento da passagem na cidade de São Paulo,  reivindicações na melhoria do transporte coletivo e o passe livre para estudantes. Por tudo isso, é um tema potencial, que pode vir a ser cobrado no ENEM 2017.

De forma bem sucinta, mobilidade urbana são as condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades.

Quando falamos de cidade, podemos lembrar das aulas de Filosofia. Cidade vem de pólis, a qual está associada à ideia de política e cidadania. Ora, então já podemos estabelecer um pressuposto, qual seja: melhorias na mobilidade urbana estão relacionadas à cidadania e, por conseguinte, à qualidade de vida das pessoas.

  1. Algumas legislações importantes

Destaco principalmente três: o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

O Estatuto da Cidade é uma legislação federal, que norteia normas de ordem pública e interesse social, regulamentando o uso da propriedade em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como o equilíbrio ambiental.

Já o Plano Diretor, é aplicado nos estados e nos municípios. É o instrumento básico da política urbana e do planejamento estratégico, visando a qualidade de vida e um estudo aprofundado sobre o estado ou a cidade, apontando os seus limites, o que é preciso fazer nos próximos anos (geralmente é válido por 10 anos) e onde e como as cidades podem crescer. Avalia também os impactos de vizinhança e ambiental, devido aos grandes empreendimentos previstos.

Por último, temos a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que é uma legislação de âmbito municipal. Ela precisa seguir os princípios do Estatuto da Cidade e estar de acordo com o previsto no Plano Diretor. Estabelece critérios e parâmetros de uso e ocupação do solo, isto é, o que pode ser construído, em quais condições e onde. Portanto, é uma forma de controlar o crescimento urbano e prever a necessidade de novos equipamentos públicos.

[Antes de prosseguirmos, convido você a conhecer o nosso curso de preparação para o ENEM e baixar gratuitamente as aulas demonstrativas em nosso site: www.estrategiaenem.com]

  1. Como são feitos os deslocamentos da população nas cidades
Transporte Individual Transporte Coletivo
Carro Ônibus
Moto Metrô
Bicicleta Táxi
Skate* Uber**
A pé
Uber**

Veja que podemos separar os deslocamentos em dois principais grupos: transporte individual e transporte coletivo.

Como eu disse na aula, o skate foi considerado em algumas cidades como um meio de transporte e passou por regulamentação. Já o sistema Uber tem trazido muito debates e ainda está em aberto muitas questões: questiona-se se é um transporte individual ou coletivo? Há críticas dos sindicatos de taxistas que defendem que o Uber é uma concorrência desleal, porque não paga os mesmos impostos que os táxis e não passam por vistorias e saturam o mercado. Outra crítica, é a precarização do trabalho, porque neste sistema não há vínculo empregatício e nenhuma proteção trabalhista – ver os protestos de motoristas de Uber na França recentemente. Esses pontos são importantes, para que você fique por dentro dos debates e possa sofisticar a sua redação.

  1. Alguns Desafios

Pensar a mobilidade urbana é também pensar a inclusão. Como as pessoas com deficiência (cadeirantes, cegos, surdos) ou com mobilidade reduzida podem ter uma cidade que permita um deslocamento mais seguro e inclusivo?

Outro desafio são as desigualdades sociais geradas com o aceleramento da urbanização. Isso faz com que pessoas que moram distantes dos grandes centros fiquem segregadas, com dificuldade ou sem acesso aos serviços públicos. Quando há um crescimento urbano e populacional conjugado com a ausência de planejamento, a tendência é que muitas regiões fiquem sem equipamentos públicos essenciais, tais como: linha de transporte, posto de saúde, escola, creche, saneamento básico, coleta de lixo e outros. Ademais, o acesso aos bens patrimoniais, turísticos e culturais da cidade ficam distantes dos bairros periféricos, o que fere o direito à cidade.

Essa segregação socioespacial também impacta diretamente na vida daquelas pessoas que precisam fazer grandes deslocamentos para trabalhar e estudar, perdendo bastante tempo do seu dia.

Outros desafios são: diminuir o congestionamento e a poluição; evitar e controlar o adensamento urbano (ocupação intensa e desordenada do solo); urbanizar bairros sem serviços públicos essenciais (saneamento básico, coleta de lixo, iluminação); garantir transporte público mais rápido, confortável e com preço justo; e criar infraestrutura por meio de planejamento exequível.

[Antes de prosseguirmos, convido você curtir a minha página no Facebook (Professor Raphael Reis), se inscrever no meu canal do Youtube e me adicionar em seu Instgram: proraphaelreis]

5 Possíveis Intervenções Sociais       

Antes de apontar algumas possibilidades de intervenção social, como é exigido na competência 5 da redação do ENEM, voltemos a algumas reflexões filosóficas de nossos velhos conhecidos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Para eles, felicidade está relacionada ao bem comum dos cidadãos. Nesta perspectiva e associando ao contexto social em que vivemos, o transporte coletivo deve se sobrepor ao transporte individual, visando a cidade como um espaço de todos, compartilhado e democrático. Assim, mobilidade urbana não é só o fluir do trânsito e o deslocamento da população, mas, sobretudo, um espaço de convivência democrática com os diversos tipos de locomoção, incluindo pessoas com deficiência e priorizando a segurança dos pedestres.

Ao seguir as orientações do Professor Décio, é importante lembrar que uma intervenção social precisa ser específica e contemplar quatro aspectos: o que será feito? Quem fará? Como será implementado? Qual a Finalidade?

O quê? Quem? Como? Finalidade
Melhorar o transporte público Governo Municipal Investir em novas frotas de ônibus garantindo conforto aos usuários Incentivar o uso da população do transporte coletivo em detrimento do transporte individual, evitando congestionamentos e diminuindo a poluição
Criar Ciclovias e Ciclorrotas

Governo Municipal

Sociedade Civil Organizada

Parceria Público-Privado

Por meio do plano diretor e do orçamento público, criar projetos que viabilizem as ciclovias e as ciclorrotas Estimular o uso de bicicletas como transporte, para evitar congestionamentos, poluição e incentivar atividade física.
Criar faixa exclusiva para ônibus Governo Municipal Implementação nas principais vias da cidade Diminuir o tempo de deslocamento, proporcionando ao trabalhador e ao estudante mais tempo livre e descanso
Estabelecer velocidades baixas nas vias urbanas de grande fluxo Governo Municipal Implementando legislação e placas de sinalização Proteção dos pedestres e convívio democrático com os outros meios de transporte
Reduzir a tarifa do transporte público em 50% aos domingos Governo Municipal Implementando através de decreto Garantir o acesso e fruição dos bens patrimoniais, culturais e turísticos
Incentivar a participação da população na construção do Plano Diretor

Governo Municipal

Câmara Municipal

Sociedade Civil Organizada

Audiências Públicas

Fóruns

Garantir a participação democrática e gerar pertencimento das pessoas
Criar calçadas seguindo as normas de acessibilidade e sinalização em braile e libras

Governo Municipal

Parceria Público-Privado

Por meio de previsão orçamentária e convênios com a iniciativa privada Inclusão de pessoas com deficiência
Implementação de metrôs, trens de passageiro, VLT e BRT Entes da Federação, já que as obras demandam muitos recursos Pode estabelecer também convênios com a iniciativa privada e prever nos orçamentos municipais, estaduais e da união Diversificar o transporte e os deslocamentos, proporcionando também mais eficiência, conforto e rapidez.

 

Por fim, caro aluno, após assistir esta aula e ficar por dentro do roteiro de como fazer uma redação nota 1.000 mais explanação detalhada das possibilidades de uso do conteúdo, ficou bem mais fácil mandar bem na redação! Mais “moleza” do que isso, só se “mastigar” água!…rsrs Então, aproveite, faça a sua redação e participe do desafio que lançamos. Na próxima aula de redação com ciências humanas, iremos analisar algumas redações enviadas e debateremos outras temáticas. Fique ligado!

[Antes de prosseguirmos, convido você a conhecer o nosso curso de preparação para o ENEM e baixar gratuitamente as aulas demonstrativas em nosso site: www.estrategiaenem.com]

6 Próximo Aulão ao vivo do Professor Raphael Reis

Aulão ao vivo

Tema: Trabalho e Sociedade

Data: 24/04

Horário: 19h

Local: canal do Youtube do Estratégia ENEM

Obs.: a arte acima está disponibilizada na página do meu Facebook. Se possível, contribua compartilhando-a em suas redes sociais, para que mais pessoas possam ter acesso ao conteúdo e se prepararem de forma positiva para o ENEM.

Contatos:

Lista de e-mail: goo.gl/JlOYv9

Facebook: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Youtube: Don Raphael Reis

E-mail: [email protected]