Notas do Enem são utilizadas para vagas no Sisu e bolsas no ProUni. Entenda mais!

As inscrições para a segunda edição do  Sistema de Seleção Unificado – Sisu começam hoje, e seguem até o dia 1º de junho, através do site oficial do Sisu.

Os interessados poderão concorrer por até duas opções de cursos, que devem ser escolhidos no ato da inscrição. Ao candidato será dado o direito de alterá-las até o encerramento das inscrições, que será em 1º de junho.

Esta segunda edição do Sisu vai ser realizada em uma única chamada e o resultado está previsto para ser divulgado em 5 de junho. Também nesta data será aberta, aos interessados, a lista de espera que segue disponível até 19 de junho. A edição anterior do Sisu foi realizada em janeiro de 2017, quando o Ministério da Educação distribuiu pelo sistema 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais e instituições estaduais.

A cada edição, as instituições de ensino superior que optam por participar do Sisu fazem ofertas de vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os mais bem classificados dentro do número de vagas

Poderão se inscrever os candidatos que tenham participado da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, e que não tenham zerado na prova de redação.

Mas como funciona?

A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição. No momento da inscrição o sistema recuperará a nota tirada no Enem 2016 para ser utilizada no Sisu.

Algumas instituições participantes adotam pesoas diferentes para as notas do Enem, então, quando o candidato fizer a inscrição para um curso desta instituição, que tenha um peso diferenciado, o sistema fará automaticamente o cálculo, gerando uma nova nota.

Os estudantes que se inscreveram no Sisu, podem também sem inscrever no Prouni (com inscrições de 05 à 08 de junho), pois os dois utilizam as notas Enem como critério de seleção. Lembramos apenas que, o candidato não pode utilizar simultaneamente a bolsa do Prouni e a vaga do Sisu, tendo que escolher entre uma delas, caso seja selecionado.

O Ministério da Educação deverá disponibilizar até 140 mil vagas para  esta segunda edição do Sisu de 2017. As vagas são destinadas para as universidades públicas (federais, estaduais e institutos federais) de todas as Unidades Federativas do País.

Lembramos aos estudantes que este ano as provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. Saiba mais sobre o Exame aqui.

Ou seja, a sua nota do Enem é parte importante para concorrer a uma vaga no Sisu ou uma Bolsa no ProUni no ano que vem. Dedique-se aos estudos com o melhor material! Acesse nossos cursos específicos para o Enem 2017 e se garanta sua vaga para o Sisu e ProUni do próximo ano!

Cursos Enem 2017