Exame recebe 4 milhões de inscrições confirmadas!

As inscrições do ENEM terminaram nesta quarta-feira (24) e obteve o registro de 4 milhões de inscrições. Porém, este número atinge um pouco mais da metade de inscrições realizadas no exame de 2016 (um pouco mais de 8 milhões). Esta diminuição pode ter sido motivada pelo valor das inscrições , que aumentaram nesta edição, ou até mesmo pelo curto período de tempo para realizar a inscrição. O número definitivo ainda será divulgado pelo MEC na próxima semana.

Lembramos aos estudantes que este ano as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos, com 5h e 30 minutos de duração no dia 5, e 4 h e 30 minutos no dia 12. A abertura dos portões será as 12:00, com fechamento as 13:00 e início de prova as 13:30.

O edital deste ano conta comalgumas mudanças. Entre as principais, podemos destacar, além da alteração nas datas de aplicação das provas, a personalização dos cadernos de questões, isenção automática a estudantes cadastrados no CadÚnico, aplicação da redação no primeiro dia de prova, extinção da certificação do ensino médio e da divulgação das notas por escola. A demais mudanças você confere a seguir.

Novas mudanças no ENEM 2017

Na manhã do dia 9 de março, o Ministério da Educação anunciou uma série de mudanças no ENEM 2017. De acordo com o MEC, as mudanças foram feitas a partir de uma consulta pública com mais de 600 mil pessoas, onde cerca de 63% dos participantes votaram para a aplicação do ENEM ser realizada em dois domingos e recusaram a possibilidade de realização da prova pelo computador.

Para você não ficar de fora das novidades do ENEM, resumimos abaixo as mudanças realizadas para a prova deste ano!

Sobre a prova:

-Serão realizadas em dois domingos consecutivos, dia 5 e 12 de novembro de 2017
-No primeiro domingo, dia 5, serão realizadas as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Terá duração de 5 horas e 30 minutos
-No segundo domingo, dia 12, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Terá duração de 4 horas e 30 minutos.
-A partir desta edição, os candidatos receberão cadernos de questões e cartões de resposta identificados com seu nome e número de inscrição.

Certificado para Ensino Médio:

-A partir de agora, o certificado para o ensino médio volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), em parceria com estados e municípios.

Isenção de taxa e inscrição:

– Concluintes do ensino médio de escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013, que versa sobre o assunto serão beneficiados com a isenção. Agora, também passam a ser beneficiados os cadastrados no CadUnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.
-Agora, o candidato precisará informar, ao se inscrever, seu número de Identificação Social (NIS).
-Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição

“A partir de 2017, o participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para o Enem 2018, caso queira usá-lo. A não ser que justifique ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de comparecimento. Não haverá mais justificativa por autodeclaração.”

Acesse o link e aprenda Como fazer um planejamento de estudos para o ENEM 2017  

Se prepare assistindo a Análise Completa do Edital ENEM 2017 feita pelo professor Arthur Lima

Veja também:

Com o Pacote completo ENEM 2017 desenvolvido por nossos professores, o aluno contará com videoaulas, materiais em pdf, além de acesso ao fórum de dúvidas com nossos professores especialistas em cada área.
– Acesse nosso canal no youtube e assista nossas aulas!
– Acesse matéria sobre a nota de corte do ENEM aqui

Natália Scarano