Enem 2017: Vunesp, FGV e Cesgranrio serão responsáveis pela correção das provas

Olá, você estudante do ENEM!

Aqui é o Professor Raphael Reis, das disciplinas de Filosofia, Sociologia e de Ciências Humanas para Redação.

Você já está por dentro das mudanças do ENEM 2017?

 A instituição que era responsável por toda a correção do processo seletivo do ENEM era o Cebraspe. Agora, serão 3 instituições: a Vunesp, a FGV e a Cesagranrio. A Vunesp ficará responsável pela correção das redações e a FGV e Cesgranrio responsáveis pela aplicação da prova objetiva (múltipla escolha).

Mudam os critérios de correção?

Conforme nota do Inep, a elaboração das questões continuará sob responsabilidade do próprio Instituto, com apoio de professores universitários de diversas instituições. A correção da redação continuará seguindo o disposto na famosa cartilha do ENEM. Portanto, podemos tranquilizar os alunos que o modelo do ENEM, tanto em sua parte de questões objetivas como de redação, continuará o mesmo.

Essa divisão que o MEC propôs objetiva melhor segurança e organização do exame.

Antes de prosseguirmos, convido você a conhecer o nosso curso de preparação para o ENEM:

 

ESTRATÉGIA ENEM

 

Quais são as outras mudanças?

A principal mudança é que as provas serão aplicadas em 2 domingos consecutivos: 05 e 12 de novembro.

No dia 05 de novembro teremos as seguintes áreas: Linguagens, Ciências Humanas e Redação, totalizando 05:30 de prova. É importante lembrar duas estratégias:

– separar 60 minutos para realização de sua redação. Lembre-se que ela é a única que não segue a Teoria de Resposta ao Item (TRI), isto é, de fato a nota é atribuída na variação de 0 a 1.000. É essencial que você mande muito bem na redação, uma vez que ela pode elevar a sua média final.

– treinar a resolução de exercícios em blocos e em tempo determinado. Sugiro que você faça 12 exercícios em 30 minutos, o que daria um tempo médio de 2,5 minutos por questão. Por que isso? Para dar tempo de você passar por todos os itens e sobrar tempo para fazer um pequeno lanche, tomar água ou ir ao banheiro.

 

Aproveitando o ensejo, você já conhece o mais novo curso do Estratégia? Nãaao? Ele pode contribuir significativamente para você mandar bem na redação: CIÊNCIAS HUMANAS PARA REDAÇÃO

 

No dia 12 de novembro temos as seguintes áreas: Matemática e Ciências da Natureza, totalizando um tempo de 04:30. Ou seja, o aluno tem que ficar muito esperto, visto que será necessário fazer cálculos rápidos (Matemática e Física). Destaco que por muitos alunos irem com notas mais baixas em Matemática, tirar uma nota boa nesta disciplina pode elevar a sua nota na escala de proficiência medida pela TRI.

Nunca é demais alertar! O ENEM preza pela coerência, isto é, é melhor acertar as questões mais fáceis e errar algumas das difíceis. Em outras palavras, evite errar as questões fáceis (muitas vezes isso acontece por distração).

Como estudar faltando 3 meses para o ENEM?

Uma notícia boa! Eu e os Professores Arthur Lima e Hugo Lima iremos fazer no dia 01 de agosto, às 19h, por meio de transmissão ao vivo no canal do YouTube Estratégia ENEM, um aulão especial, mostrando dicas estratégicas de como estudar e fazer um bom planejamento de estudo na reta final. Então, deixe marcado na agenda de seu smartphone e se inscreva em nosso site para receber notícias: www.estratégiaenem.com

 

Quer entrar em contato comigo?

Você poderá entrar em contato comigo por e-mail ([email protected]), pelo Facebook, Instagram (profraphaelreis) ou YouTube, para trocarmos ideias e reforçar algumas sacadas ou dicas. Saiba que estou desde já à sua disposição.

Conheça o curso inédito:

CIÊNCIAS HUMANAS PARA REDAÇÃO

Abraços,

Prof. Raphael de Oliveira Reis