Como ter mais tempo para estudar?

Olá, você!

Certamente, você já se perguntou: “como faço para ter mais tempo para me dedicar aos estudos? ” De fato, em nossa atualidade tudo parece muito acelerado e como temos diversas tarefas, às vezes fica difícil conciliar tantos compromissos e focar nos estudos.

Não tenho fórmula mágica para que o seu dia se estenda além das 24 horas que todos nós mortais temos rsrs, mas há algumas mudanças de atitude que podem ser implementadas em seu dia a dia para um melhor proveito do tempo. E você, estudante do ENEM, que com certeza já fez sua inscrição (ela se encerrou no dia 19/05 e o último dia para o pagamento do boleto é amanhã, dia 24/05), já está a todo vapor em seu camp de estudos, portanto, precisa otimizar o seu tempo de preparação.

[Antes de prosseguirmos, convido você a conhecer o nosso curso de preparação para o ENEM e baixar gratuitamente as aulas demonstrativas em nosso site: www.estrategiaenem.com]

Vamos lá! Algumas coisas bem práticas:

 

  1. Organizar o seu ambiente de estudo

 

Parece óbvio, mas como dizia o educador Paulo Freire, “vez por outra, é preciso falar obviedades”, isto é, em nosso caso, ter o seu ambiente de estudo organizado é o primeiro passo. Além de proporcionar melhor conforto, contribui para reduzir distrações. Então, como dizia um amigo advogado, Emerson Porcino, “deixe seu espaço clean!”

 

  1. Organize suas tarefas diárias

 

Anotar suas tarefas do dia em uma agenda física ou online, é um bom caminho para não se esquecer de nada e concentrar naquilo que é urgente ou prioritário. Se você, por exemplo, precisa ir pagar contas e fazer compras no mercado, concilie estas atividades de modo que as faça em sequência e no mesmo dia, sem precisar sair de casa mais vezes, evitando assim desperdiçar tempo de deslocamento.

 

  1. Usar as redes sociais de maneira equilibrada

 

Ummm, quem não gosta das redes sociais, né?! Segundo os especialistas em gestão do tempo, o maior “ladrão” de tempo é justamente as redes sociais! E tem mais: numa reportagem recente que assisti, em média as pessoas clicam 150 vezes diárias para checarem seus aplicativos instalados em smartphones. Então, a solução é a abstinência? Se sim, muitas pessoas vão precisa passar por uma longa “desintoxicação”! rsrs Sinceramente, creio que o caminho é o equilíbrio, ou seja, separar um tempo específico para o uso de redes sociais.

 

  1. Seguir o planejamento de estudo

 

Fazer um planejamento de estudo, isto é, definir quais matérias você vai estudar diariamente e por quanto tempo, é essencial. Isso facilita sua organização e auxilia na definição de suas prioridades. Ademais, é um motivador, porque na medida em que você cumpre o seu planejamento sabe que está no caminho certo e faz com que o foco seja constante. Aproveito o ensejo para ressaltar que o ENEM preza pela coerência, portanto, é preciso ir bem em todas as provas. Especificamente, matemática e redação podem ser o grande diferencial em elevar a média final de sua nota, então, toda atenção é necessária.

 

  1. Usar todo o tempo livre disponível

 

A maior queixa de muitos estudantes é que não têm tempo livre para os estudos. De fato, alunos que trabalham, que têm responsabilidades familiares e que ainda estudam, o desafio aumenta. Porém, todo desafio está aí para ser superado. Nestes casos, será preciso aproveitar o máximo de tempo para estudar com eficiência. Para esses alunos, indico escutar os áudios das aulas nos deslocamentos ao trabalho ou de volta para casa – isso pode ser aplicado também em atividades como caminhada, espera em bancos ou outras situações semelhantes. É necessário ter a consciência de que nos finais de semana será destinado aos estudos. Você pode estar pensando: “professor, mas é o único momento que eu tenho para descansar…” Veja, se passar no ENEM é o seu objetivo e o final de semana é um dos poucos horários livres para estudar ou reforçar parte do conteúdo, sim, você vai precisar muito dele! Afinal, se é o seu objetivo, é porque é muito importante.

 

  1. Teoria de Pomodoro

 

Por último, aos estudantes que têm mais dificuldades de concentrar nos estudos por um longo período, recomendo aplicar a teoria de Pomodoro, a qual consiste em estudar 30 minutos e fazer uma pequena pausa de 5 minutos ou estudar 60 minutos e descansar 10 minutos. Isso facilita se dedicar integralmente ao que está sendo estudado, além de garantir melhor concentração e foco.

 

Agradeço pela sua atenção e espero que este artigo possa contribuir positivamente com sua preparação.

 

[Convido você curtir a minha página no Facebook (Professor Raphael Reis), se inscrever no meu canal do Youtube e me adicionar em seu Instgram: profraphaelreis]

 

Próximo Aulão ao vivo do Professor Raphael Reis

 

Tema: Direitos Humanos e Cidadania

Data: 26/05

Horário: 19h

Local: canal do YouTube do Estratégia ENEM e no canal Don Raphael Reis