Como estudar Inglês para o ENEM? Confira as dicas!!

Olá pessoal, tudo bem?

Ao se preparar para o ENEM os alunos se deparam com várias disciplinas e surgem muitas perguntas quanto à preparação. Uma delas é: Como estudar Inglês para o ENEM?

Para responder essa pergunta, vou compartilhar com vocês um resumo da análise que tenho feito das provas de Língua Inglesa para o ENEM. Esse estudo meticuloso já acontece naturalmente cada vez que preparo uma aula. Procuro refletir no conteúdo dos meus cursos toda minha experiência que tenho adquirido com resolução de provas do ENEM bem como de vários outros concursos nos últimos 5 anos. E é com muita propriedade que trago para vocês todas as informações que seguem, pois conheço muito bem a “personalidade” dos elaboradores da prova do ENEM. Tenho ministrado muitos cursos além do ENEM aqui no Estratégia. Mas, nesse artigo trago um raio X específico das provas de Inglês para o ENEM.

Além disso, conheço também o outro lado, que é o perfil dos candidatos, conheço suas ansiedades, dúvidas, erros e acertos. Meu intuito é que façam uma autoanálise e reconheçam a necessidade de se preparar com antecedência não apenas nas outras disciplinas, mas também na Língua Inglesa.

Já está disponível aqui no site o novo curso de Inglês para o ENEM 2017. O curso será composto de 07 aulas, o que inclui além de gramática, cerca de 150 questões comentadas para o ENEM e 70 vídeos.

O que esperar da prova de Inglês para o ENEM?

A grande maioria das questões é pura interpretação de texto, o que exige do candidato uma boa bagagem de vocabulário e conhecimento da cultura americana. Alguns dos assuntos que mais têm sido abordados são: textos cômicos em forma de cartoons, Tecnologia da Informação, Direitos Humanos, diversidade cultural, aquecimento global, instrumentos de comunicação (campanhas publicitárias e avisos), línguas, poemas, músicas, pesquisas e projetos, inovações na área da saúde e feitos de pessoas famosas.

Os textos têm um vocabulário de intermediário para avançado com o uso inclusive de expressões idiomáticas e linguagem informal, o que exige muito treino e conhecer os macetes para ganhar tempo na resolução das questões. Embora existam aquelas palavras que sempre se repetem, obviamente em toda prova surgem palavras novas, desconhecidas para o candidato, tendo em vista que o vocabulário de um idioma é algo bem abrangente e a elaboradora as escolhe de propósito.

Como são formuladas as questões para a prova de Inglês do ENEM?

Além das últimas provas do ENEM, analisei também provas de vários outros concursos semelhantes como a FUVEST, UEL, UEMA, etc. Ao analisar as questões para fazer esse resumo analítico observei que o ENEM explora um pouco de tudo na distribuição dos assuntos nas questões. A maioria das questões são de interpretação de texto, o que inclui além de textos tradicionais também letras de músicas e poemas, e instrumentos de comunicação. As outras questões foram assim: cerca de 15% com figuras e 12% em forma de tirinhas ou cartoons.

Em geral a prova abrange os seguintes assuntos: Verbos Modais, Graus de Adjetivo, Verbos Frasais, sinônimos e antônimos, Classes de palavras, Tempos verbais, pronomes, prefixos e conectivos diversos. Ao preparar-se para a prova, também sugiro que procure ler assuntos atuais, aqueles que estão em manchete. Se não conseguir ainda ler em Inglês vá lendo em Português mesmo, pois os cognatos verdadeiros vão te ajudar a entender o texto. Cognatos? O que é isso? Veja aqui na minha aula demonstrativa e você entenderá.

Curso  de Inglês para o ENEM – Ena Smith

Mas e se você é “zerado” em inglês? (como vocês mesmos dizem) o que fazer se a única coisa que você sabe em Inglês é I love you? Bem, esse é o momento de começar a estudar, e o curso de inglês do ENEM que adminstro é ideal para você. Por que? O curso traz questões não apenas do ENEM mas de outras provas semelhantes acompanhadas com muitos vídeos, as questões são em Português, apenas o texto é em Inglês. Por isso, as minhas aulas vão te ajudar a assimilar vocabulário sem sofrimento. Não se atravessa um abismo com um pulo, certo? Depois de estudar a teoria e treinar bastante com questões diversas, você estará preparado para fazer com segurança a prova de Inglês do ENEM. Um boa dica para iniciantes é fazer um glossário pessoal. Essa dica tem ajudado minha gente.

Mas se o teu conhecimento é avançado? Então nesse caso você não precisa estudar a teoria da aula, basta treinar as questões para conhecer o vocabulário específico e as pegadinhas da prova do ENEM. O treinamento com questões e traduções de texto também vai te ajudar a discernir o significado daquelas palavras que não são familiares para você. Não tenha receio de adquirir o curso agora. O importante é você começar estudar com antecedência. Para acessar o Curso de Inglês para o ENEM  e os outros cursos que ministro, clique aqui. Para acessar o pacote com todas as disciplinas do ENEM clique aqui.

Segue abaixo uma questão comentada da última prova aplicada para o ENEM.

(ENEM 2016)

Ebony and ivory

Ebony and ivory live together in perfect harmony

Side by side on my piano keyboard, oh Lord, why don’t we? We all know that people are the same wherever we go There is good and bad in ev’ryone,

We learn to live, we learn to give

Each other what we need to survive together alive

McCARTNEY, P. Disponível em: www.paulmccartney.com. Acesso em: 30 maio 2016.

Em diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney, na letra dessa canção, defende

A o aprendizado compartilhado.

B a necessidade de donativos.

C as manifestações culturais.

D o bem em relação ao mal.

E o respeito étnico.

Comentários:

Em diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney, na letra dessa canção, defende

A o aprendizado compartilhado.

Não se trata de compartilhar o aprendizado, essa não é a mensagem passada na letra da canção do referido cantor. Não há nenhuma forte evidência na letra que indique isso. Errada.

B a necessidade de donativos.

Quando o cantor menciona no final da letra, a necessidade de sobrevivermos juntos vivos, ele não está insinuando a  falta de suprimentos ou abrigo. Portanto, não tem nada a ver com se ter que fazer donativos. Errada.

C as manifestações culturais.

A cultura não depende de cor. Não há nada na letra que indique que o cantor está defendendo manifestações culturais. Errada.

D o bem em relação ao mal.

Embora na letra da música seja mencionado o bem e o mal, essa não é a defesa de Paul McCartney na letra de sua canção. Errada.

E o respeito étnico.

A música de Paul Macartney tem como título Ebony (Ébano = madeira de cor Preta) and Ivory (Presa de Elefante que é de cor Marfim). Ele faz alusão às raças de brancos e negros e compara com o teclado de seu piano que é preto e branco e funcionam para produzir harmonia musical. Da mesma que o teclado do piano, ele deseja que pessoas de diferentes cor de pele (os negros e brancos) vivam em harmonia. Portanto, na letra da música  destaca etnia, o respeito étnico. Essa é a opção correta.

GABARITO: E 

 

TRANSLATION:

Ebony and Ivory

Ébano e Marfim

Ebony and Ivory live together in perfect harmony

O Ébano e o Marfim vivem juntos em perfeita harmonia

Side by side on my piano keyboard, oh Lord, why don’t we? We all know that people are the same wherever we go There is good and bad in ev’ryone,

Lado a lado no teclado do meu piano, oh Senhor, por que não fazemos isso? Todos sabemos que as pessoas são as mesmas onde quer que vamos há o bom e o mau em cada um.

We learn to live, we learn to give

Each other what we need to survive together alive

McCARTNEY, P. Disponível em: www.paulmccartney.com. Acesso em: 30 maio 2016.

 

Aprendemos a viver, aprendemos a dar

Um ao outro o que precisamos para sobreviver juntos vivos

McCARTNEY, P. Disponível em: www.paulmccartney.com. Acesso em: 30 de maio de 2016.

 

Todas as teorias gramaticais que mencionei e ainda outras são abrangidas no curso de Inglês para o ENEM, bem como todas as questões que analisei comentadas detalhadamente opção por opção.. Muito mais do que tudo que mencionei aqui em termos de conteúdo e dicas você encontra nos meus cursos citados. Agora você já está bem orientado(a) e encorajado(a), é só adquirir o curso e começar a estudar !!

Conte comigo sempre !

Prof. Ena Smith