Como estudar Filosofia e Sociologia para o ENEM?

Olá, você estudante do Estratégia ENEM!

como-estudar-filosofia-e-sociologia-para-o-enemEu sou o Professor Raphael Reis, graduado em História, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social e Mestre em Educação. Sou Professor do Estratégias Concursos – ENEM das disciplinas de Filosofia e Sociologia.

Neste artigo, veremos:

  • como estudar Filosofia para o ENEM?
  • como estudar Sociologia para o ENEM?

Para começar o nosso bate-papo sobre Como estudar Filosofia e Sociologia para o ENEM? proponho algumas indagações filosóficas iniciais para você pensar:

– O que é estudar?

– O que é o ENEM e como ele funciona?

– Como sei quando aprendo alguma coisa?

– Como é a minha relação com as disciplinas de Filosofia e Sociologia?

– O que eu posso fazer para gostar ou gostar ainda mais de Filosofia e Sociologia?

Filosofia e Sociologia no ENEM

O pulo do gato nas provas do ENEM é ler e interpretar o suporte da questão, isto é, um texto ou uma imagem que precede o enunciado do que se pede. Portanto, antes de tudo, a prova do ENEM requer do estudante a habilidade de interpretação.

Como a área de Ciências Humanas é interdisciplinar, uma mesma questão pode exigir do aluno a movimentação de conhecimentos em Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Na disciplina de Filosofia questões relacionadas ao pensamento de Platão e Aristóteles são as que mais aparecem. Nos exames de 2016, 2015 e 2014 apareceram questões relacionando o pensamento de René Descartes com o método científico, portanto, dar atenção a este aspecto é importante. Outras questões abordam os teóricos do iluminismo (o próprio Descartes, John Locke, Rousseau, Voltaire) e do absolutismo (Hobbes e Maquiavel). Filósofos contemporâneos têm aparecido com frequência, principalmente em questões relativas à indústria cultural (autores da Escola de Frankfurt), o existencialismo e relações de poder (Sartre, Foucault).

Na disciplina de Sociologia é explorada a sua dinâmica interdisciplinar, inclusive seu conteúdo pode ser movimentado para realização da redação. Os últimos dois temas mostram isso: em 2016 o tema foi “Intolerância Religiosa” e, em 2015, “Violência contra a Mulher”. A tendência é que os temas tenham relação com os direitos humanos, os quais foram debatidos mais vezes em nossa sociedade e ganharam repercussão na “esfera pública”. Certamente, independente do tema, o conteúdo de Sociologia possibilitará suporte para a construção de argumentos de possíveis soluções para as problemáticas.

Conhecer as teorias de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber é essencial, pois sempre aparecem questões relativas ao pensamento deles. Debates da atualidade como a discussão de gênero, preconceitos, meio ambiente são itens que aparecem e que podem ser cobrados com mais frequência.

Em resumo, uma boa atitude para mandar bem em Filosofia e Sociologia é ler as aulas do seu curso com atenção, fazer os exercícios, revisar frequentemente o material e praticar constantemente a leitura de jornais, revistas e livros.

Você estuda para transformar sua vida? O que é transformar sua vida?

Puxa, professor, precisava fazer essas perguntas?

Estudar e aprender não são ações novas, não é uma criação dos tempos modernos. Na verdade, desde os primórdios o homem sapiens sapiens, isto é, aquele ser que sabe que sabe, experimenta “aprender”, pois aplica sua inteligência no seu dia a dia. Com o passar do tempo, se aperfeiçoou as formas de estudar e aprender.

Estudar está relacionado com aquele que quer adquirir instrução ou conhecimentos, que quer aprender a conhecer-se, observar e analisar as coisas que estão ao seu redor. Já aprender significa tomar conhecimento de alguma coisa ou se tornar apto de fazer alguma coisa.

Antes de prosseguirmos, gostaria de convidá-lo para baixar gratuitamente as aulas demonstrativas dos nossos cursos para o ENEM 2017. Basta clicar na figura:

LOGO ENEM

Continuando: como veremos em sociologia, há normas e valores sociais que preexistem a nossa existência, portanto, ao nascermos e desenvolvermos como seres sociais, através de nossa socialização (na família, na escola, na instituição religiosa, etc,) acabamos absorvendo aquilo que a sociedade construiu até o momento e que acaba-se universalizando.

Um desses valores que independe de você querer ou não, é a escolarização, a valorização do estudo formal para formar o cidadão e qualifica-lo para o mundo do trabalho. A partir disso, através de Leis (geralmente após debates em conferências e órgãos competentes) se institui os saberes legítimos para a formação básica de todos – estes saberes são “traduzidos” nas disciplinas que aprendemos na escola e que é exigido no ENEM. Assim, podemos ter algumas atitudes:

Não quero estudar porque não gosto.

Vou estudar porque me obrigam.

Vou estudar porque preciso passar no ENEM e entrar em alguma universidade.

Vou estudar porque quero transformar minha vida.

Qual dessas atitudes é a mais sábia?

Não querer estudar pode ser uma opção, mas como é um valor social compartilhado por uma coletividade, possivelmente poderá existir “coerções sociais”, tais como: conflitos familiares, remuneração inferior no mercado de trabalho, não aceitação social. Já estudar porque obrigam ou porque você precisa passar em alguma universidade pode ser um caminho árduo, enfadonho, sem sentido. Particularmente, eu estudo, e estudo todos os dias, porque quero transformar minha vida e de outras pessoas.

Quando temos a percepção de que estudar e aprender modifica a nossa vida, permitindo o conhecimento de nós mesmos, das coisas que nos cercam e da compreensão da realidade social, podemos agir com mais consciência para melhorar nossa vida e contribuir com o bem-estar coletivo.

É importante ressaltar que para além dos bancos escolares, isto é, escolarização formal, aprendemos em outros espaços, com diversas pessoas e situações. Portanto, estudar e aprender vai muito além do processo de escolarização seja em nível da escolaridade básica ou superior.

Quer saber como estudar Matemática para o ENEM 2017? Clique aqui e veja o artigo do prof. Arthur Lima

Isso tudo que falamos até o presente momento faz sentido para você?

Filosofia e Sociologia

A partir do momento que você percebe que aprender transforma a sua vida e a de outras pessoas, estudar filosofia e sociologia, ou quaisquer outras disciplinas, fica bem mais fácil. Mas, como aprender a aprender? Existem vários caminhos.

Através da minha experiência enquanto professor de Filosofia, História, Política e Sociologia e aluno (nunca deixei de ser), posso afirmar que fica muito mais fácil aprender quando:

* colocamos nossos conhecimentos em prática;

* aplicamos eles em nosso dia a dia para conversar com outras pessoas, entender a si mesmo e compreender as coisas que nos rodeiam; e

* compartilhamos nossos conhecimentos.

Neste sentido, proponho que ao estudar Filosofia e Sociologia você procure ter como objetivo e foco a aplicação do que você está aprendendo no seu cotidiano.

Por exemplo, se você está estudando em sociologia desigualdades sociais, procure analisar a sua cidade. Como ela é distribuída geograficamente? Se há bairros de pessoas ricas e de pessoas pobres? Por que isso acontece? Quais são as atividades econômicas? Se as pessoas participam politicamente? Quais são as formas ou propostas dos teóricos que você estudou para entender ou até superar as desigualdades sociais? E por que não conversar com os pais, amigos a partir do que você aprendeu com a Filosofia e a Sociologia?

Entendendo o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998, como uma política pública de avaliação externa chamada de larga escala, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da sua formação da educação básica. A partir dos resultados tem como objetivo pensar quais mudanças seriam necessárias para melhorar a qualidade desse nível de escolaridade.

Em 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica, para as faculdades particulares conveniadas no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Neste mesmo ano, as disciplinas de Filosofia e Sociologia passaram a fazer parte da grade curricular oficial do Ensino Médio, e com isso seus conteúdos começaram a aparecer nas provas do ENEM e já correspondem a 1/3 de questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Uma dica especial

Permita-me uma dica especial: aprenda a gerenciar o seu tempo.

Ao longo da preparação para o ENEM você continua estabelecendo interações sociais, isto é, compromisso familiar, amoroso, escolar e, muitos, ainda exercem atividades profissionais. Portanto, ter foco, objetivo e gestão do seu tempo é essencial. É preciso estabelecer prioridades e um planejamento de estudos, para que você possa harmonizar com as suas demais atividades.

Mas como “ganhar” mais tempo para estudar e fazer outras coisas?

Segundo especialistas da gestão do tempo, o uso das redes sociais é o que mais faz desperdiçar o tempo. Eu, particularmente, adoro redes sociais, contudo, para não atrapalhar os meus trabalhos e o estudo diário, tomei algumas medidas simples, que contribuíram de maneira significativa para organização das minhas atividades:

– silenciei os grupos de Whatsapp. Na verdade, eliminei a grande maioria, deixando somente o grupo da família, dos amigos e do trabalho, para não ter problemas sociais…

– só respondo as mensagens no Whatsapp duas vezes por dia, em horários de intervalo dos meus trabalhos ou dos meus estudos.

– Acesso o facebook mais vezes, porque as minhas atividades profissionais requer esse acesso, mas evito me perder nas timelines dos amigos.

– Acesso a caixa do meu e-mail duas vezes por dia, na hora do meu almoço e antes de dormir.

Enfim, existem várias outras estratégias. O importante é você priorizar o que importa sem desperdiçar tempo.

Desejo a você uma excelente preparação para o ENEM e convido-o (a) mandar bem em Filosofia e Sociologia!

E lembre-se de baixar gratuitamente as aulas demonstrativas dos nossos cursos para o ENEM 2017. Basta clicar na figura:

LOGO ENEM

Deixo ainda os meus contatos:

E-mail: [email protected]

Facebook: www.facebook.com/livrodeareia

Youtube: https://www.youtube.com/user/donraphaelreis25

Cadastrar-se: goo.gl/JlOYv9