A Filosofia de Habermas aplicada à redação

Ave!

Estrategianos, tudo bem?

Quero apresentar para vocês algumas reflexões filosóficas de Jurgen Habermas, as quais podem contribuir com uma boa fundamentação argumentativa em sua redação.

Os conceitos apresentados podem ser utilizados em diversos temas, tais como: valorização da razão, ação comunicativa (importância do debate), resistência à lógica instrumental capitalista, ética, democracia, etc.

Habermas é um notório filósofo e sociólogo de nossa atualidade – nasceu em 1929 e ainda está vivo =)

Assim como os demais pensadores que fizeram parte da Escola de Frankfurt, presenciou os regimes fascistas e nazistas, contexto este que influenciou os teóricos frankfurtianos.

Jurgen Habermas discordou de vários pontos (uso da razão, verdade, cultura e democracia) dos filósofos Adorno e Horkheimer, tentando superar o pessimismo deles, uma vez que estes defendiam que a lógica capitalista entranhou toda a produção humana (Indústria Cultural) e de que não havia mais o que fazer.

Se para Adorno e Horkheimer a razão emancipatória estava sufocada pela lógica capitalista, que teria absorvido a consciência do proletariado, Habermas vai defender que esta postura de uma crítica radical à modernidade poderia levar ao irracionalismo e a um projeto de sociedade esvaziado, sem perspectiva. Para ele, a razão não pode ser reduzida à sua perversidade utilitarista, já que ela traz consigo uma função comunicativa. Ainda, Habermas defende que o projeto de modernidade não se concretizou e há um potencial para a racionalização do mundo. Devido a essa postura, Habermas rompeu com a Escola de Frankfurt e é considerado o “último grande racionalista”.

Habermas também fez críticas a vários pontos da teoria marxista, como a centralidade do trabalho e a identificação do proletariado como agente de transformação, elaborando uma nova perspectiva centrada na razão e na ação comunicativa, que se fundamenta no diálogo e na argumentação entre os agentes interessados em determinada situação.

A ação comunicativa, isto é, o uso da linguagem e da conversação como meio de conseguir o consenso será uma de suas propostas. A linguagem é considerada em sua teoria uma forma de ação, na qual os indivíduos compartilham um mundo objetivo, um mundo social e um mundo subjetivo. Defende que a verdade seja entendida como uma verdade intersubjetiva (entre sujeitos diversos) e não mais como uma adequação do pensamento à realidade ou de uma verdade subjetiva. No diálogo de ação comunicativa há regras: a não contradição, a clareza de argumentação e a falta de constrangimentos de ordem social.

Nesta perspectiva, tanto verdade como razão deixam de ser valores absolutos, mas construção consensual entre as partes. Esse diálogo é aperfeiçoado na prática democrática. Dessa forma, procura por meio da razão comunicativa fazer uma resistência à razão instrumental (lógica capitalista e de interesse individual) e resgatar a importância da razão para avanços na sociedade. Neste sentido, há uma ética discursiva, isto é, em vez de um sujeito buscar influenciar outros e criar leis universais, precisa desenvolver uma discussão na qual as questões morais sejam objeto de debates, portanto, uma norma ética só é válida se for discutida. Essa ética da discussão se realiza nas esferas públicas, nas quais, talvez, o mais importante não é convencer, mas abrir espaço para ser convencido de ideias melhores.

Em resumo, lutar por espaços livres nos quais existam discussões para a construção de verdades e soluções intersubjetivas é sinônimo de democracia.

Assista a este pequeno trecho da entrevista com Jurgen Habermas, no qual ele afirma sua Teoria Comunicativa e sua respectiva relação com o fortalecimento da democracia.

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Quero aproveitar o ensejo para desejar aos meus alunos do Estratégia ENEM uma excelente prova!